Robô com um lápis conversa com mulher em uma mesa.

Atualmente, a tecnologia e as competências humanas estão a conjugar-se como nunca antes visto. Por esse motivo, é importante compreender o impacto da Inteligência Artificial (IA) no emprego e no recrutamento, algo essencial para qualquer empresa manter a sua vantagem competitiva.

Analisámos as respostas de um inquérito realizado pela Michael Page, no qual participaram 3,344 profissionais na Europa e 522 em Portugal. Os resultados conseguem indicar-nos de que forma os profissionais estão a utilizar a IA na sua pesquisa de emprego e na sua vida profissional. Como pode a sua empresa usar estes dados para ter uma vantagem competitiva na era digital?

IA no Emprego: As Ferramentas que estão a Transformar as Operações de Negócio

A IA já não se trata apenas de uma tendência. O nosso estudo dá uma imagem clara de como diferentes ferramentas de IA estão a ser integradas nas práticas de negócio diárias:

  • Interactive AI: ferramentas como chatbots e smart assistants como a Siri e Cortana, tornaram-se indispensáveis. 42% dos profissionais utilizam-nas para melhorar os serviços de apoio ao cliente e agilizar processos internos.
  • Functional AI: ferramentas de segurança e análise de dados como IBM Watson e Salesforce Einstein, são utilizadas por vezes 34% dos profissionais inquiridos. Estes softwares protegem os dados da empresa e fornecem informações acionáveis.
  • Analytic AI: 35% dos profissionais utilizam algumas vezes plataformas como Tableau, para tomar decisões baseadas em dados associadas a estratégias de negócio.
  • Generative AI: É da opinião que a IA não consegue ser criativa? Pense novamente. Cerca de 24% dos profissionais que participaram no nosso estudo já recorreu a  ferramentas como ChatGPT para criar conteúdo e repensar como pode automatizar tarefas.

O Debate da IA: Prós, Contras e Perspetivas dos Colaboradores

70% dos inquiridos reconhece que a IA melhorou a sua produtividade. Ferramentas de IA, como filtros inteligentes de email e assistentes de priorização, estão a redefinir a eficiência ao darem mais tempo às equipas para se focarem em tarefas mais estratégicas.

Abordar os desafios da integração da IA é tão importante como mencionar as suas vantagens. 59% dos participantes expressou as suas preocupações sobre a capacidade limitada da IA no que está relacionado com o julgamento e intuição humana. As empresas devem garantir que a tecnologia de IA complementa as decisões humanas e não as substitui.  

A privacidade e segurança de dados também é uma preocupação para 42% dos profissionais. O que significa que as empresas devem investir numa segurança mais sólida e políticas de utilização de dados claras.

Questões éticas e potenciais mudanças de emprego, referidas por 38% e 30% respetivamente, necessitam de abordagens que alinhem o papel da IA com os valores da empresa e o bem-estar dos seus colaboradores.  

A IA no Recrutamento: um Ato de Equilíbrio para as Empresas Modernas

Quase metade dos profissionais inquiridos indica que usa a tecnologia de IA para a pesquisa de emprego, referindo a rentabilização de tempo e melhores oportunidades de emprego como benefícios. No entanto, mais do que metade hesita utilizar a IA para a pesquisa de emprego devido à falta de compreensão ou falta de toque pessoal.

Esta situação apresenta uma oportunidade única para as empresas liderarem o caminho na combinação da eficiência da IA com a opinião humana. O objetivo é, não só, atrair talento, como também encontrar pessoas que estejam alinhadas com a cultura e valores da sua empresa. Apesar da análise orientada pela IA ter a capacidade de selecionar candidatos, é a sua equipa que avalia verdadeiramente se são adequados à empresa.

De acordo com o nosso estudo, 52% dos profissionais já utilizaram ferramentas de IA para escrever currículos e algoritmos de job-matching na sua pesquisa de emprego. As empresas podem recorrer a estas ferramentas para revolucionar a identificação e atração de talento. Os algoritmos da IA podem filtrar currículos de uma forma eficiente, mas a decisão final deve envolver a opinião humana para avaliar se o candidato é adequado à cultura da empresa e o seu potencial crescimento. Esta abordagem promove um processo de recrutamento mais inclusivo.

O estudo destaca uma alteração geracional na utilização das tecnologias de IA para candidatos. Este dado destaca a necessidade de as empresas adaptarem as suas estratégias de recrutamento para atraírem um leque diversificado de candidatos e integrarem ferramentas de IA enquanto preservam o toque humano importante para todas as gerações.

Por fim, o feedback constante por parte dos colaboradores sobre a utilização de ferramentas de IA pode levar a melhorias, adaptando estas tecnologias para irem de encontro às necessidades da sua equipa e dos candidatos.  

Conselhos para Empresas: Obter o Melhor da IA

Para integrar a IA no seu plano de negócio, é importante conhecer as suas limitações. Apresentamos algumas estratégias:

  • Melhorar a seleção de candidatos: Comece com ferramentas de IA na fase inicial de avaliação de candidaturas, mas mantenha o elemento humano da fase de entrevistas. Recorra a insights da IA para adaptar as suas questões de entrevista, o que pode resultar em conversas mais profundas e significativas.  
  • Simplifique os seus processos: A IA é excelente para a realização de tarefas repetitivas, mas tem potencial para muito mais. Ferramentas como Asana e Trello podem transformar como identifica ineficiências no fluxo de trabalho ou identificar áreas em que a sua equipa possa precisar de formação extra.
  • Construir uma cultura favorável à inovação: Encoraje a sua equipa a explorar as tecnologias de IA, equilibrando esta exploração com iniciativas que incentivam a criatividade e o desenvolvimento pessoal.

Michael Page: O Seu Parceiro Humano no Recrutamento Orientado pela IA

Na Michael Page, encontramos o equilíbrio entre a eficiência da IA e o valor insubstituível da opinião humana no recrutamento. Conte connosco como parceiro de recrutamento num mundo orientado pela IA, para encontrar o melhor talento para a sua empresa.

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