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Com a aproximação do final do ano, chega o momento de refletir e realizar um balanço das principais tendências para o próximo ano, no mundo do trabalho e da gestão de pessoas.
Nos últimos 5 anos, a gestão de pessoas tem sido o tema de ordem do dia das grandes empresas, tendo vindo a ganhar cada vez mais importância.
Passou a ser fulcral não só no papel estratégico das empresas como também na visão e nos valores, estando totalmente comprovado a sua influência nos níveis de produtividade e rentabilidade das empresas. Colaboradores satisfeitos, resultados perfeitos!
Para 2024 não será diferente e estas são as principais tendências:
A transformação tecnológica chegou em força à gestão de pessoas e temos assistido à necessidade das empresas implementarem softwares de recursos humanos, que permitam aos seus colaboradores consultarem as informações relativas aos dias de férias, contrato de trabalho, benefícios, bem como ao plano de desenvolvimento de carreiras e avaliação de desempenho. Estas plataformas são cada vez mais valorizadas, não só por permitirem uma comunicação clara e transparente entre as partes bem como ser um instrumento para o desenvolvimento profissional.
Tão ou mais importante que o salário e cada vez mais questionado pelos candidatos, é a flexibilidade no trabalho, que começou a fazer parte do pacote de benefícios de muitas empresas. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem vindo a ganhar cada vez mais importância para os colaboradores. Com a pandemia, muitas empresas provaram ser possível conceder o homeoffice, tendo obtido os mesmos resultados ou até melhores. A par desta medida, principalmente no setor tecnológico, muitas empresas estão a alargar a possibilidade de os seus colaboradores trabalharem a partir de qualquer ponto do mundo, ou até mesmo, em fusos horários diferentes.
Com a chegada da geração Z ao mercado do trabalho, a avaliação da experiência do colaborador passou a ser fundamental não só para a retenção do talento como também para a imagem da empresa, sendo utilizada até como uma ferramenta de marketing. Com o objetivo de melhorar a atração de talento, continuará a ser fundamental melhorar a avaliação da experiência dos colaboradores, tornando-se decisivo para os candidatos.
Com o aumento da escassez de talento, que não irá diminuir no próximo ano, tem levado as empresas a dar cada vez mais importância aos seus colaboradores, obrigando os recursos humanos a trabalhar técnicas internas de retenção de talento. Para 2024 prevê-se a necessidade das empresas apostarem na formação das Hard Skills, tendo as Soft Skills cada vez mais importância no momento de recrutar.
Apesar de já ser tendência há alguns anos a nível internacional, em Portugal está a ganhar cada vez mais força.
Em 2024 serão fatores decisivos, a possibilidade de formação, perspetivas de evolução de carreira e ambiente de trabalho, na hora da tomada de decisão para os candidatos.
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Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.