Uma equipa híbrida a trabalhar em conjunto numa reunião, utilizando competências de liderança para melhorar a produtividade dos colaboradores.

A relação entre trabalho remoto e a produtividade dos colaboradores continua a ser um ponto de divergência entre gestores e colaboradores. De acordo com o nosso mais recente estudo, existe uma discrepância significativa: enquanto 71% dos colaboradores acreditam que trabalhar mais dias a partir de casa é uma resposta eficaz à questão como melhorar a produtividade no trabalho, 45% dos gestores discordam.

Considerando que o trabalho remoto se consolidou como um modelo sustentável, esta disparidade evidencia a necessidade de os líderes redefinirem como medir a produtividade e ajustarem as suas estratégias de gestão às novas dinâmicas organizacionais.

Os dados são claros. Num estudo que contou com a participação de 463 profissionais em Portugal, os gestores demonstraram, de forma consistente, uma visão mais conservadora do que os colaboradores relativamente ao impacto do trabalho remoto na produtividade da empresa e na colaboração e dinâmica das equipas.

Esta divergência de expectativas, alinhada com as tendências analisadas no nosso estudo Talent Trends 2024, representa um desafio estratégico para as empresas. Com 33% dos candidatos inquiridos a terem a possibilidade de desempenhar funções em regime parcial ou totalmente remoto, as organizações que não reforçarem as suas competências de liderança para gerir este novo paradigma correm o risco de comprometer a retenção e a captação de talento qualificado. 

Por que resulta o trabalho remoto? Perspetivas sobre a produtividade das equipas

O nosso estudo destaca fatores importantes sobre a preferência dos colaboradores pelo trabalho remoto, podendo alguns deles desafiar as abordagens mais convencionais.  

Por exemplo, 98% dos candidatos portugueses afirmam concentrar-se melhor quando trabalham remotamente, enquanto 88% relatam uma melhor gestão do tempo. Adicionalmente, 68% dizem sentir-se menos distraídos com conversas informais e 60% sentem que têm um desempenho superior quando podem controlar o seu ambiente, desde a iluminação até à temperatura. 

Curiosamente, muitos gestores concordam com as suas equipas quanto a estes benefícios. Os resultados mostram que um número semelhante de gestores e profissionais que não têm funções de gestão reconhecem os efeitos positivos do trabalho remoto na concentração, gestão do tempo, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e saúde mental. 

No entanto, existem ainda áreas em que as opiniões divergem. Os gestores têm mais probabilidade de ver o trabalho remoto como um obstáculo para:

  • Colaboração e trabalho de equipa: 24% dos gestores acredita que o trabalho remoto prejudica a colaboração, em comnparação com 52% dos profissionais que não têm funções de gestão, que acreditam que contribui para a sua melhoria.
  • Relações com a gestão: Embora 55% dos colaboradores acreditem que o trabalho remoto melhora a relação com o seu gestor, apenas 35% dos gestores se sentem da mesma forma.
  • Relações com os colegas: 24% dos gestores considera o trabalho remoto prejudicial para as relações dentro da equipa, enquanto apenas 19% dos profissionais que não têm funções de gestão partilham da mesma opinião.

Benefícios Individuais vs desafios da equipa?

Os resultados do nosso estudo sugerem que os gestores veem habitualmente o trabalho remoto como um benefício para os colaboradores, mas como algo prejudicial para as equipas e para a produtividade da organização.

Isto reflete não só uma divergência de expectativas, mas também uma questão de perceção mais profunda. Poderá estar relacionado com o facto de muitos gestores abordarem fatores como o bem-estar, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e saúde mental de uma forma separada da produtividade da organização, enquanto estes veem todos estes fatores de uma forma interligada.  

A questão não é saber quem está certo ou errado. O trabalho remoto veio para ficar e o desafio atual passa por adaptar competências para apoiar e melhorar a produtividade das pessoas integradas em equipas remotas. De seguida, exploraremos formas de alcançar este objetivo e garantir que o trabalho remoto contribui positivamente para dar resposta à questão: como melhorar a produtividade no trabalho.

Competências de liderança para melhorar a produtividade individual dos colaboradores

Para conseguir tirar, verdadeiramente, o melhor das equipas em regime remoto e híbrido, os líderes têm de se focar no que a Harvard Business Publishing chama de "magia humana" – a poderosa combinação entre uma ligação significativa, autonomia e apoio, que impulsione um desempenho de excelência​. 

Apresentamos seguidamente alguns conselhos acerca das formas como os líderes podem recorrer à “magia humana” para melhorar a produtividade das equipas remotas:

Melhorar a sua comunicação

Segundo o nosso estudo, 74% dos profissionais que não têm funções de gestão afirmaram que objetivos claros e expectativas bem definidas aumentariam a sua produtividade no trabalho no cenário de trabalho remoto. Os líderes devem focar-se em comunicar com precisão, dividir os objetivos em pequanas conquistas e realizar pontos de situação regulares. É fundamental ser claro quanto aos critérios de sucesso e garantir que todos compreendem o seu papel na sua concretização.

Construa confiança e não seja controlador

Os líderes de equipas remotas devem afastar-se de estilos de liderança excessivamente baseados no controlo. É importante confiar nos seus colaboradores para gerirem as suas responsabilidades e entregarem resultados sem supervisão constante. Dar espaço à sua equipa para trabalhar da forma com que melhor se identifica não só aumenta a produtividade, mas contrinbui para a construção de uma cultura de confiança e responsabilidade.

Promover o crescimento pessoal

Com 47% dos colaboradores que não têm funções de gestão a afirmar que o acesso à formação os incentivaria a aumentar a produtividade no trabalho, os líderes devem assumir um papel ativo no apoio ao desenvolvimento. 

Ajude os seus colaboradores a fortalecerem soft skills como comunicação e liderança, paralelamente com competências técnicas, como o domínio da IA. Ao fazê-lo, irá criar uma equipa de talento dentro da sua organização, enquanto mantém os colaboradores comprometidos e motivados.

Lidere com empatia e equilíbrio

Os limites ténues entre a vida pessoal e profissional podem ter impacto na produtividade de cada colaborador em regime remoto. Os líderes podem fazer a diferença, ao tornarem-se exemplos, eles próprios, de um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e ao encorajarem a sua equipa a fazer o mesmo. Promova limites claros como: terminar o dia de trabalho a uma hora definida e enfatizar a importância de fazer pausas. As reuniões regulares não devem servir apenas para fazer pontos de situação sobre as tarefas, devem constituir-se como oportunidades para compreender como os colaboradores estão a gerir o seu volume de trabalho e identificar formas de os ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade.  

Pense estrategicamente sobre a produtividade

O trabalho remoto exige uma abordagem renovada sobre como medir a produtividade. Em vez de se focar no número de horas que a equipa trabalhou, deve valorizar o que é realmente importante: os resultados. Pode, por exemplo, acompanhar os membros da equipa de forma a perceber se cumprem os prazos acordados, quão satisfeitos estão os clientes com o seu trabalho, ou como contribuem para uma cultura positiva dentro da equipa. Estas métricas fornecem uma visão mais clara da produtividade e demonstram confiança na equipa. 

Desenvolve a inteligência emocional

A inteligência emocional é um fator essencial para os líderes que gerem equipas remotas ou hibridas. Estar atento às próprias emoções e perceber como a sua equipa se sente ajuda a construir confiança e a criar um ambiente de apoio. Quando os colaboradores se sentem valorizados e compreendidos, estão mais envolvidos, focados e motivados, o que leva a melhores resultados em toda a organização.

Construir relações sigficativas

Para incremetar a produtividade das equipas em regime remoto, é fundamental focar na construção de relações fortes. Gestos simples como cafés virtuais, ou sessões de brainstorm em equipa podem ajudar os colaboradores a sentirem-se apoiados e parte integrante da equipa. Dedicar tempo a reconhecer as conquistas nas reuniões também contribui para os incentivar e fortalece o seu sentimento de pertença, o que mantem a motivação e o desempenho elevados.   

Mantenha-se ágil e adapte-se

Os líderes devem ser flexíveis e adaptar a sua abordagem às necessidades de cada membro da equipa. Alguns colaboradores em regime remoto podem trabalhar melhor com uma estrutura clara, enquanto outros têm mais sucesso com mais liberdade. Ser um líder ágil significa que consegue adaptar a sua estratégia a situações em constante mudança e manter a sua equipa focada nos objetivos, independentemente do contexto.  

Qual é o segredo para melhorar o desempenho dos colaboradores? As competências da liderança

Adaptar-se ao trabalho remoto significa repensar a forma como as equipas desempenham as suas funções e prosperam. Ao focar-se nas competências de um líder, como a comunicação clara, construção de relações e agilidade pode reduzir a divergência entre gestores e colaboradores. O resultado? Uma equipa mais comprometida e produtiva. 

Com as estratégias e ferramentas de produtividade certas, o trabalho remoto não só mantem a produtividade da empresa como pode conduzi-la a um nível superior. 

Se está preparado para melhorar as suas skills de liderança, faça o download do nosso estudo, Talent Trends 2024. Pode encontrar informações e conselhos práticos para o ajudar a liderar equipas remotas e híbridas com confiança e a alcançar resultados reais. 

Faça o download do infográficoMetedologia

Este inquérito pertence à nossa oferta de conteúdos do Talent Trends. Para além do nosso inquérito anual Talent Trends, que recolhe as opiniões de cerca de 50.000 profissionais de todo o mundo, também realizamos inquéritos a candidatos a emprego ativos três vezes por ano sobre temas do momento. Este inquérito em particular centra-se na produtividade no local de trabalho.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.