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A Geração Z está a deixar a sua marca no trabalho. Prevê-se que esta geração com grande consciência social e ecológica perfaça mais de um quarto da força de trabalho nos países da OCDE em 2025. Campeões da igualdade, procuram ambientes de trabalho que priorizem a diversidade e promovam a inclusão. Sabendo isso, como devem as empresas preparar-se para esta nova vaga de profissionais?
O nosso estudo Talent Trends 2024, um estudo global completo conduzido pelo PageGroup que inquiriu cerca de 50.000 profissionais qualificados, revela insights importantes em torno das tendências e valores de trabalho da Geração Z. As empresas devem compreender esta nova geração de profissionais, pois representa o futuro do seu negócio.
Antes de olharmos para as características da Geração Z no mercado de trabalho, é importante esclarecer alguns conceitos. O termo “Geração Z” ou “Gen Z” descreve as pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Também conhecidos como Zoomers, este grupo segue-se aos Millennials e antecede a Geração Alfa, que é atualmente a geração mais jovem.
São a primeira geração a ter crescido com smartphones e tablets. Na Europa, são a geração mais diversificada culturalmente e a mais instruída. No entanto, o envelhecimento da população e as baixas taxas de natalidade fazem com que a Geração Z represente uma menor parcela da população europeia em comparação com o resto do mundo. O que é que isso significa para as empresas portuguesas? Sugere que têm de adotar uma abordagem proativa para atraírem e reterem talento jovem de qualidade.
Gostaria de obter informações mais aprofundadas sobre o mercado de talento atual e as tendências de trabalho emergentes na Europa? Consulte o nosso relatório Talent Trends 2024.
Quando falamos das diferenças entre a Geração Z no mercado de trabalho e as gerações anteriores, há algumas tendências que se destacam:
O que motiva a Geração Z? Apresentamos o que deve ter em consideração:
Para a Geração Z, um salário competitivo é um imperativo.
Que outros fatores impelem a Geração Z a mudar de trabalho, em comparação com as gerações anteriores?
Quase um terço dos colaboradores da Geração Z trabalha hoje com mais frequência no escritório do que há 12 meses. Mas nem sempre por terem sido obrigados a regressar. Alguns veem oportunidades de progressão na carreira, aprendizagem, colaboração e socialização.
Quando questionada sobre a sua maior prioridade no trabalho, a Geração Z escolhe a saúde mental (20%) ou o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (36%), face à realização profissional (19%) ou de um bom salário (15%). Em contraste, 28% dos profissionais com idades entre os 50 e os 64 anos priorizam a realização profissional acima de tudo, com apenas 16% a considerar a saúde mental o fator mais importante.
A Geração Z prefere geralmente ferramentas como o Slack, o Google Workspace e o Microsoft Teams, que permitem a colaboração em tempo real, a partilha de ficheiros e a gestão de projetos. Também tende a preferir mensagens instantâneas a longos telefonemas ou sequências de e-mails. Está extremamente alerta para o potencial da IA e espera ter à sua disposição tecnologias de trabalho modernas, como ferramentas de IA que lhe poupem tempo.
Implementar as mesmas táticas de recrutamento de sempre não vai resultar com a Geração Z. É fundamental mudar de mentalidade, adaptar-se e desenvolver novas estratégias destinadas especificamente a esta geração.
A marca de luxo Lacoste é um bom exemplo de uma empresa que consegue eficazmente apelar à Geração Z através de um site simples mas eficaz. A marca combina de uma forma inovadora imagens de colaboradores jovens sorridentes com fortes mensagens sobre a cultura, os valores e os benefícios da empresa e sobre o desenvolvimento individual, sustentadas por estatísticas claras e convincentes.
Quando criar anúncios de emprego direcionados, procure destacar:
À semelhança dos seus colegas com idades na casa dos 30 e 40 anos, 28% dos profissionais da Geração Z afirmam que eliminar a disparidade salarial entre homens e mulheres é a sua maior prioridade no que toca à diversidade, equidade e inclusão.
Os colaboradores mais jovens valorizam trabalhar para empresas que não estejam focadas apenas no lucro. Uma empresa com um histórico notável de responsabilidade social corporativa (com um impacto positivo no ambiente e na comunidade) irá destacar-se. Criar conteúdos para as redes sociais é uma excelente forma de divulgar as suas conquistas.
Se um candidato estiver indeciso entre duas ou três ofertas de trabalho, oferecer condições atrativas de flexibilidade laboral pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Tal flexibilidade pode incluir o trabalho remoto, um modelo híbrido (uma combinação de teletrabalho e trabalho presencial), job sharing, flexibilidade de horário ou um trabalho em part-time. Ou pode oferecer as sextas-feiras aos colaboradores, com uma semana de trabalho comprimida.
De acordo com o nosso estudo, 16% dos profissionais da Geração Z começaram a procurar outro trabalho por estarem descontentes com os seus benefícios não financeiros. Oferecer benefícios que contribuam para o bem-estar e o equilíbrio a vida pessoal e profissional pode fazer a diferença na hora de atrair o melhor talento jovem. Apresentamos alguns exemplos:
Que estratégias eficazes podem as empresas usar para motivar os colaboradores da Geração Z desde o primeiro dia?
Certifique-se de que o seu processo de integração é digital. Use plataformas online, vídeos e módulos interativos para formação e orientação.
A Geração Z valoriza a honestidade e a autenticidade no trabalho. Seja claro em relação às expectativas e dê regularmente feedback construtivo e oportuno. Reconheça os sucessos em eventos da empresa ou nas redes sociais, bem como por meio da promoção e da compensação.
A Geração Z dá muito valor à progressão na carreira e não tem medo de mudar de trabalho se não conseguir aquilo que pretende.
Priorizar a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores mais jovens pode mantê-los comprometidos e gerar uma maior satisfação profissional. É também um investimento no negócio.
Num atual mercado de trabalho europeu tão competitivo, é essencial compreender as características e preferências únicas da Geração Z. A flexibilidade laboral, o bem-estar e um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional estão no topo das suas prioridades, tal como sólidas iniciativas de DE&I, um sentido de propósito no trabalho e oportunidades de formação e desenvolvimento.
Se está atualmente a recrutar e gostaria de ter um maior apoio para explorar o potencial da Geração Z, contacte a Michael Page ainda hoje.
Não assuma que a Geração Z é igual a qualquer outra faixa etária. Mantenha estas importantes ações em mente:
A Geração Z valoriza o propósito, uma cultura de trabalho positiva e a progressão na carreira. Prioriza acordos flexíveis atrativos e um equilíbrio a vida pessoal e profissional. Procura empresas que acolham a diversidade e a inclusão e que proporcionem acesso a tecnologias propícias à criatividade e à inovação.