Geração Z a trabalhar em portáteis num escritório moderno.

A Geração Z está a deixar a sua marca no trabalho. Prevê-se que esta geração com grande consciência social e ecológica perfaça mais de um quarto da força de trabalho nos países da OCDE em 2025. Campeões da igualdade, procuram ambientes de trabalho que priorizem a diversidade e promovam a inclusão. Sabendo isso, como devem as empresas preparar-se para esta nova vaga de profissionais?

O nosso estudo Talent Trends 2024, um estudo global completo conduzido pelo PageGroup que inquiriu cerca de 50.000 profissionais qualificados, revela insights importantes em torno das tendências e valores de trabalho da Geração Z. As empresas devem compreender esta nova geração de profissionais, pois representa o futuro do seu negócio.

Quem é a Geração Z?

Antes de olharmos para as características da Geração Z no mercado de trabalho, é importante esclarecer alguns conceitos. O termo “Geração Z” ou “Gen Z” descreve as pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Também conhecidos como Zoomers, este grupo segue-se aos Millennials e antecede a Geração Alfa, que é atualmente a geração mais jovem.

São a primeira geração a ter crescido com smartphones e tablets. Na Europa, são a geração mais diversificada culturalmente e a mais instruída. No entanto, o envelhecimento da população e as baixas taxas de natalidade fazem com que a Geração Z represente uma menor parcela da população europeia em comparação com o resto do mundo. O que é que isso significa para as empresas portuguesas? Sugere que têm de adotar uma abordagem proativa para atraírem e reterem talento jovem de qualidade.

Gostaria de obter informações mais aprofundadas sobre o mercado de talento atual e as tendências de trabalho emergentes na Europa? Consulte o nosso relatório Talent Trends 2024.

Maior foco na saúde

Quando falamos das diferenças entre a Geração Z no mercado de trabalho e as gerações anteriores, há algumas tendências que se destacam:

  • A Geração Z está menos comprometida. Cerca de 25% têm contratos a termo certo ou temporários ou são freelancers, contra cerca de 21% dos profissionais com idades entre os 30 e os 64 anos.
  • A indústria transformadora está a tornar-se menos atrativa. Enquanto mais de 18% dos profissionais com idades entre os 40 e os 64 anos têm trabalhos industriais ou fabris, essa percentagem desce para pouco mais de 7% na Geração Z.
  • A saúde é mais procurada. 10% da Geração Z trabalha neste setor, contra cerca de 6% dos profissionais com mais de 40 anos.

Geração Z no mercado de trabalho: o que a motiva?

O que motiva a Geração Z? Apresentamos o que deve ter em consideração:

O salário é importante, mas a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também

Para a Geração Z, um salário competitivo é um imperativo.

  • 15% afirmam que é o fator número um na ponderação de um emprego (contra 8% dos profissionais com mais de 50 anos).
  • 54% procuraram um novo emprego por estarem descontentes com o seu salário atual.

Que outros fatores impelem a Geração Z a mudar de trabalho, em comparação com as gerações anteriores?

  • 20% procuram horários de trabalho mais flexíveis (contra 14% dos profissionais com mais de 40 anos).
  • 20% estão descontentes com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (contra 14% dos profissionais com mais de 40 anos).

O trabalho no escritório ainda é valorizado pela Geração Z

Quase um terço dos colaboradores da Geração Z trabalha hoje com mais frequência no escritório do que há 12 meses. Mas nem sempre por terem sido obrigados a regressar. Alguns veem oportunidades de progressão na carreira, aprendizagem, colaboração e socialização.

  • 9% afirmam passar mais tempo no escritório para aprender com os colegas.
  • 9% acreditam que trabalhar no escritório é melhor para a sua progressão de carreira.
  • 9% afirmam sentir-se demasiado isolados a trabalhar a partir de casa.

O bem-estar é o mais importante

Quando questionada sobre a sua maior prioridade no trabalho, a Geração Z escolhe a saúde mental (20%) ou o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (36%), face à realização profissional (19%) ou de um bom salário (15%). Em contraste, 28% dos profissionais com idades entre os 50 e os 64 anos priorizam a realização profissional acima de tudo, com apenas 16% a considerar a saúde mental o fator mais importante.

Adotam (e priorizam) a tecnologia

A Geração Z prefere geralmente ferramentas como o Slack, o Google Workspace e o Microsoft Teams, que permitem a colaboração em tempo real, a partilha de ficheiros e a gestão de projetos. Também tende a preferir mensagens instantâneas a longos telefonemas ou sequências de e-mails. Está extremamente alerta para o potencial da IA e espera ter à sua disposição tecnologias de trabalho modernas, como ferramentas de IA que lhe poupem tempo.

Como atrair talento da Geração Z

Implementar as mesmas táticas de recrutamento de sempre não vai resultar com a Geração Z. É fundamental mudar de mentalidade, adaptar-se e desenvolver novas estratégias destinadas especificamente a esta geração.

A marca de luxo Lacoste é um bom exemplo de uma empresa que consegue eficazmente apelar à Geração Z através de um site simples mas eficaz. A marca combina de uma forma inovadora imagens de colaboradores jovens sorridentes com fortes mensagens sobre a cultura, os valores e os benefícios da empresa e sobre o desenvolvimento individual, sustentadas por estatísticas claras e convincentes.

Quando criar anúncios de emprego direcionados, procure destacar:

1. Iniciativas de DE&I relevantes com sucesso comprovado

À semelhança dos seus colegas com idades na casa dos 30 e 40 anos, 28% dos profissionais da Geração Z afirmam que eliminar a disparidade salarial entre homens e mulheres é a sua maior prioridade no que toca à diversidade, equidade e inclusão.

2. Compromisso com a responsabilidade social corporativa

Os colaboradores mais jovens valorizam trabalhar para empresas que não estejam focadas apenas no lucro. Uma empresa com um histórico notável de responsabilidade social corporativa (com um impacto positivo no ambiente e na comunidade) irá destacar-se. Criar conteúdos para as redes sociais é uma excelente forma de divulgar as suas conquistas.

  • 5 em cada 10 profissionais da Geração Z escolhem trabalhar para empresas com uma ética e valores alinhados com os seus.

3. Maior flexibilidade

Se um candidato estiver indeciso entre duas ou três ofertas de trabalho, oferecer condições atrativas de flexibilidade laboral pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Tal flexibilidade pode incluir o trabalho remoto, um modelo híbrido (uma combinação de teletrabalho e trabalho presencial), job sharing, flexibilidade de horário ou um trabalho em part-time. Ou pode oferecer as sextas-feiras aos colaboradores, com uma semana de trabalho comprimida.

  • Mais de metade dos profissionais da Geração Z referem a flexibilidade laboral como um dos 3 fatores que mais influenciam a sua ponderação de uma oferta de trabalho.

4. Benefícios generosos que vão mais além

De acordo com o nosso estudo, 16% dos profissionais da Geração Z começaram a procurar outro trabalho por estarem descontentes com os seus benefícios não financeiros. Oferecer benefícios que contribuam para o bem-estar e o equilíbrio a vida pessoal e profissional pode fazer a diferença na hora de atrair o melhor talento jovem. Apresentamos alguns exemplos:

  • Mensalidades de ginásio
  • Aconselhamento financeiro
  • Formação contínua
  • Apoio à saúde mental através de um Programa de Assistência a Colaboradores (EAP, do inglês Employee Assistance Programme)

Manter os colaboradores da Geração Z felizes

Que estratégias eficazes podem as empresas usar para motivar os colaboradores da Geração Z desde o primeiro dia?

1. Desenvolva um processo de onboarding digital

Certifique-se de que o seu processo de integração é digital. Use plataformas online, vídeos e módulos interativos para formação e orientação.

2. Crie uma cultura de feedback, reconhecimento e comunicação transparente

A Geração Z valoriza a honestidade e a autenticidade no trabalho. Seja claro em relação às expectativas e dê regularmente feedback construtivo e oportuno. Reconheça os sucessos em eventos da empresa ou nas redes sociais, bem como por meio da promoção e da compensação.

3. Ofereça percursos atrativos de progressão na carreira

A Geração Z dá muito valor à progressão na carreira e não tem medo de mudar de trabalho se não conseguir aquilo que pretende.

  • 29% afirmam que a formação e o desenvolvimento são uma parte importante da cultura da empresa.
  • 21% sentiram-se impelidos a procurar um novo trabalho por falta de oportunidades de formação.

Priorizar a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores mais jovens pode mantê-los comprometidos e gerar uma maior satisfação profissional. É também um investimento no negócio.

Conclusão: Prepare a sua organização para o futuro tendo em consideração a Geração Z

Num atual mercado de trabalho europeu tão competitivo, é essencial compreender as características e preferências únicas da Geração Z. A flexibilidade laboral, o bem-estar e um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional estão no topo das suas prioridades, tal como sólidas iniciativas de DE&I, um sentido de propósito no trabalho e oportunidades de formação e desenvolvimento.

Se está atualmente a recrutar e gostaria de ter um maior apoio para explorar o potencial da Geração Z, contacte a Michael Page ainda hoje.

Perguntas frequentes

Como gerir colaboradores da Geração Z

Não assuma que a Geração Z é igual a qualquer outra faixa etária. Mantenha estas importantes ações em mente:

  • Respeite os seus limites entre a vida pessoal e profissional: Agende reuniões apenas durante o dia e não espere respostas a e-mails e mensagens fora do horário de trabalho.
  • Deixe-os brilhar: Dê-lhes a oportunidade de provarem o seu valor através da liderança de projetos.
  • Inclua-os numa equipa: A Geração Z adora colaborar e aprender com os colegas.
  • Lembre-se: a tecnologia é que manda: Esta geração faz tudo online, por isso equipe-a com as ferramentas certas e permita o trabalho flexível.

O que quer a Geração Z do trabalho?

A Geração Z valoriza o propósito, uma cultura de trabalho positiva e a progressão na carreira. Prioriza acordos flexíveis atrativos e um equilíbrio a vida pessoal e profissional. Procura empresas que acolham a diversidade e a inclusão e que proporcionem acesso a tecnologias propícias à criatividade e à inovação.

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