Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
Acha que o talento tecnológico é fácil de bloquear? Pense melhor. Uma nova pesquisa do PageGroup mostra que 9 em cada 10 profissionais de tecnologia estão abertos a novas oportunidades.
No entanto, não se trata de partir para um novo emprego qualquer. Os talentos tecnológicos da Europa visam muito mais do que isso. Numa “Revolução Invisível” que varre o continente, fatores como a flexibilidade, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e os valores empresariais partilhados estão a passar para o primeiro plano.
No nosso Inquérito Talent Trends 2023, o PageGroup entrevistou quase 70 mil colaboradores administrativos (“colarinho-branco”) de todo o mundo. Destes, 28 mil estavam estabelecidos na Europa e 10% trabalhavam em funções tecnológicas. Para obter uma melhor compreensão sobre o que querem realmente os talentos tecnológicos tanto a nível global como na Europa, criámos uma edição especial do nosso relatório Talent Trends 2023 focado na tecnologia.
Uma remuneração competitiva, flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional influenciam grandemente as prioridades dos colaboradores tecnológicos no momento de escolher um novo emprego. O estudo do PageGroup confirmou o seguinte:
Esqueça o voltar ao “velho normal”. Estas mudanças vieram para ficar. As empresas devem adaptar-se para continuar a atrair e a reter profissionais qualificados e ao mesmo tempo permanecerem competitivas.
As boas notícias? 61% dos profissionais tecnológicos europeus estão satisfeitos com os seus salários. Mas as empresas devem estar alerta. À medida que a procura por especialistas em tecnologia aumenta e o número de candidatos qualificados diminui, os salários irão provavelmente aumentar.
E não se trata apenas dos salários. Para recrutar profissionais tecnológicos, o foco humano é crítico. Os empregadores têm de ter atenção à maior ênfase que os profissionais mais jovens dão ao bem-estar pessoal e precisam de criar políticas de trabalho apelativas e flexíveis que lhes sejam adequadas. Embora a oportunidade de progressão na carreira seja essencial, uma percentagem substancial de 80% dos profissionais tecnológicos europeus dão prioridade ao bem-estar mental em detrimento da possibilidade de subir na carreira.
Embora tenhamos abordado as perspetivas principais, a “Revolução Invisível” não acaba aqui. O nosso relatório completo oferece a possibilidade de aprofundar o que motiva os profissionais tecnológicos, além de apresentar sugestões práticas para ajudar a sua organização a ter sucesso.
Descarregue hoje mesmo as suas cópias gratuitas dos nossos relatórios europeus e globais e se procura contratar novos talentos, solicite uma chamada telefónica e fale com um dos nossos consultores especializados.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.