Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
Temos assistido a um aumento progressivo da procura de novos CEOs que venham de linhas de negócio, visto que cada vez mais é exigido o conhecimento dos processos e uma abordagem analítica, competências que caracterizam a figura do CFO.
Se considerarmos os dados de empresas que pertencem aos rankings da Fortune 500 e S&P500, em 2017 a percentagem de CEOs com experiência prévia como CFO era 6,2%, tendo aumentado em 2022 para 8,1%.
Considerando o mercado global, verifica-se que 22% dos atuais CEOs foram previamente Chief Financial Officers, vs 21% em 2021 e 18% em 2020.
Quais podem ser os motivos que justifiquem esta transição, em constante crescimento, da função de CFO para CEO?
Existem traços fundamentais que representam um fator crítico e relevante para os CFO que ambicionam a função de CEO:
A volatilidade do mercado e a crescente complexidade dos cenários económicos, que já estão a alterar as estratégias corporativas, obrigaram os CFO a mudar e inovar a sua abordagem.
É muito claro para os Diretores Financeiros que o que é central, muito mais do que os balanços financeiros, é a possibilidade de tomar decisões rapidamente e fazê-lo com através em informações corretas e baseadas em dados.
Assim, os CFO podem ajudar a empresa a acelerar este processo ao:
Assumir uma função de liderança e ser o impulsionador de mudança da sua empresa é o primeiro passo para ambicionar posições de topo.
*Campos obrigatóriosAo clicar em Enviar, concorda que a informação, como o endereço de mail e qualquer outra informação pessoal neste website, é recolhida, guardada, utilizada e divulgada de acordo com a nossa Política de Privacidade. Concorda também que poderá ser contactado eletronicamente para responder ao seu pedido.